Semente de Azálea
A Flor de Azálea é conhecida por muitos nomes, dentre os quais Godetia, Flor de Cetim, Azaléia e Clárquia. Seu nome científico é Rhododendron simsii. É uma planta anual que possui belíssimas flores no estilo de orquídeas, nativa da do Japão e da China. A planta floresce no verão, apresentando flores vistosas, de textura acetinada e cores brilhantes. É uma opção charmosa para a formação de densos maciços e bordaduras no jardim, além de poder ser cultivada em vasos e jardineiras, adornando varandas e pátios e como Bonsai.
A palavra Azálea tem origem no grego e significa “seco” ou “árido”. Talvez esse nome tenha sido dado porque antes de florescer a azálea é apenas um arbusto com ramos secos. A Azálea é relacionada deusa Minerva, deusa da sabedoria, da razão, das artes e da guerra. Cada pé de azálea pode conter cerca de 500 flores.
A Azálea deve ser cultivada em exposição total ao sol ou meia-sombra em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Por ser um arbusto rústico adapta-se bem a qualquer tipo de solo, porém, para produzir uma floração exuberante, o ideal é cultivá-la em solos ácidos enriquecidos com matéria orgânica. Adapta-se ao litoral e prefere regiões de clima mais ameno, como o subtropical ou mediterrâneo. Tolera salinidade, curtos períodos de estiagem e solos um tanto alcalinos. A poda deve ser feita assim que terminar a floração.