Sementes de Pimenta Bhut Jolokia
A Bhut Jolokia é uma pimenta de origem Indiana considerada pelo Guinness World Records a terceira pimenta mais forte do mundo. A Pimenta Atingindo grau de ardência de 1.579.548 SHU. Foi ultrapassada em 2012 pela Trinidad Scorpion que atingiu a marca de 2.009.231 SHU e em 2013/2014 pela pimenta Carolina Reaper que atinge até impressionantes 2.200,000 SHU em grau de ardência, aumentando o hall de pimentas nucleares.
O efeito bombástico da pimenta começa na língua. Quando alguém morde a pimenta, ela se rompe e libera a capsaicina, seu composto químico ativo mais importante. A substância estimula os receptores de calor e de dor presentes em toda a língua. O cérebro interpreta esse ardor como se a língua tivesse sido queimada. E faz com que os receptores opioides do sistema nervoso simpático produzam endorfina – responsável pela sensação de bem-estar. Esses receptores são os mesmos que respondem a algumas drogas. A capsaicina também altera o equilíbrio térmico do corpo, provocando ondas de calor e suor.
Em 1912 um químico chamado Wilbur Scoville que trabalhava para a companhia farmacêutica Parker Davis desenvolveu um método para medir o nível de “calor” das pimentas. O teste foi chamado depois de, “Scoville Organoleptic Teste”. No teste original, Wilbur misturou pimentas puras moídas com açúcar e água. Provadores tomavam a solução em concentrações crescentemente diluídas, até que eles alcançaram o ponto que o líquido já não queimava a boca. Um número foi então dado a cada pimenta, baseado em quanto precisou ser diluída até que eles já não pudessem provar (sentir) o calor. É um procedimento de diluição subjetivo, levando em conta o gosto. A ardência (ou fator de calor) das pimentas é medida em múltiplos de 100 unidades. Da Sweet Bell, zero unidades de Scoville ao poderoso Habanero, 500,000 unidades de Scoville! A substância que faz uma pimenta Bhut Jolokia tão quente é chamada Capsaicina, sendo em torno de 1.579.548 unidades de Scoville!
A Bhut Jolokia também é conhecida como Ghost Pepper ou Ghot Chilli ou Pimenta Fantasma e Naga Jolokia.
A Pimenta deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, profundo, leve, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. A pimenteira aprecia adubações semanais durante o crescimento e floração e adubações quinzenais durante a frutificação, produzindo desta forma ainda mais pimentas. Não tolera estiagem, encharcamento, frio ou geadas.