Erva Natural Alecrim (Rosmarinus officinalis)
O Alecrim é uma espécie arbustiva, muito ramificada, que pode alcançar 1,5 metros de altura. Seu nome científico Rosmarinus significa em latim “orvalho que vem do mar”, essa denominação foi dada pelos romanos, devido ao aroma da planta que vegetava espontaneamente em regiões litorâneas. Também é conhecido como alecrim de jardim, rosmarinho, rosmarinho, alecrim de cheiro, alecrim de horta, rosemary, romarin e romero.
O Alecrim é usado em muitos pratos culinários para condimentar sopas, molhos e carnes. O sabor especial e o aroma forte e agradável dão um toque especial a massas, pães e demais preparos culinários. Assado com legumes ou peixes mais azeite e sal fica magnífico.
Além de ser usado para cozinhar, também tem sido utilizado como um remédio natural para uma variedade de doenças ao longo dos séculos. Como erva medicinal, possui propriedades diuréticas (alivia sintomas da má digestão), cologoga (aumenta o fluxo de bílis para o intestino), antisséptico pulmonar (combatendo a tosse, gripe e asma), emenagogo (aumenta o fluxo menstrual e alivia cólicas), carminativo (estimula a eliminação dos gases do aparelho digestório), estimulantes (favorece a atividade mental e memória). Seu uso tópico combate a caspa e a queda de cabelo e auxilia no tratamento de dores reumáticas e contusões.
Sugestão de uso da erva alecrim: para preparo do chá, coloque a erva em um recipiente e derrame água fervente por cima. Tampe bem e deixe em repouso por 3 minutos, coe e sirva em seguida. Esta embalagem prepara 2 a 3 litros de chá ou se preferir use a proporção de 1 colher de chá de erva para 1 xícara de água de 200ml. Para preparos culinários utilize a gosto.
Ingredientes: Alecrim.