Erva Natural Alcaçuz (Glycyrrhiza glabra)
O Alcaçuz é uma espécie de planta com flor que possui raízes adocicadas, ricas em glicirrizina e das quais se extrai um xarope usado em confeitaria e em medicamentos para tosse. Possui agradável sabor e aroma. Também é conhecido como regaliz, alcaçuz, alcassus, raiz-de-alcaçuz, alcaçuz-da-Europa, alcaçuz-glabo, glicirriza, madeira-doce, pau-doce, raiz-doce, cítica, yashti, licorice root, deutsches süssholz, orozus, regalicia, liquirizia comune, mudhu e gan cao.
A planta medicinal Alcaçuz abrange propriedades que fazem bem ao trato digestório, rins e até mesmo controle hormonal. A erva pode ajudar com distúrbios diversos também dos aparelhos respiratórios reduzindo crises de asma e amenizando sintomas em episódios de pneumonia. O alcaçuz também é indicado como:
Anti-inflamatório: rico em flavonoides, a raiz de alcaçuz contribui para uma melhor recuperação de doenças inflamatórias. Age de dentro para fora e é eficaz até mesmo em inflamações da pele.
Redutor do Colesterol: a planta ajuda na redução natural dos índices de HDL e Triglicérides. Com propriedades altamente antioxidantes, ela age no organismo prevenindo AVC e paradas cardíacas.
Previne Úlceras: protetor gastrointestinal, a erva serve para como uma proteção natural no estômago e ajuda na cicatrização de úlceras e gastrites de origem nervosa.
Diabetes: como um adoçante natural que não contém glicose. O chá de alcaçuz é extremamente benéfico e pode ser usado também como diurético. Possui a propriedade amorfrutins (grupo de moléculas) que ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue favorecendo pessoas com resistência à insulina.
Fígado: auxiliar da natureza para tratamentos de hepatites do tipo, A, B e C, a raiz de alcaçuz é usada milenarmente no Japão para acelerar a recuperação do fígado contra a doença. Além disso, a planta também auxilia na redução de gordura no acumulada no fígado como resultado de má alimentação ou propensão genética que causam grandes males a saúde.
Equilíbrio hormonal: suas substâncias flavonoides proporciona um maior equilíbrio dos hormônios secretados pela hipófise. Traz assim então, um resultado ideal para quem sofre com distúrbios menstruais ou de glândulas como a tireoide por exemplo. Também eficaz em controlar sintomas de TPM e climatério.
ATENÇÃO: o Alcaçuz não pode ser consumido por crianças ou por mulheres grávidas ou durante o aleitamento materno. Também não é indicado para pessoas anêmicas, hipertensas, com glaucoma, doenças cardíacas, que usam contraceptivos ou fazem reposição hormonal.
Sugestão de uso do alcaçuz em pó: Para chá misture 2 colheres de sopa para meio litro de água. Ferva a erva por 10 minutos. Desligue o fogo e abafe por dez minutos. Coe e beba. O Alcaçuz em pó também pode ser misturado a comida.
Ingredientes: raiz de Alcaçuz.