Sementes de Maracujá
O Maracujá Azedo, ou Maracujá Amarelo, é o mais produzido no Brasil. Tem formato redondo ou ovoide, com muitas sementes, tem a casca grossa e amarela. Conforme amadurece, a casca torna-se enrugada e este é o melhor momento para ser consumido.
O Maracujá é uma fruta deliciosa muito apreciada em todo o mundo. Maracujá, em tupi significa “alimento na cuia”, é um fruto produzido pelas plantas da espécie Passiflora. Também é popularmente como passiflora ou flor da paixão. O maracujazeiro é uma planta trepadeira que tem todas as suas partes utilizadas, flores, folhas e frutos.
O Maracujá tem inúmeras propriedades terapêuticas, dentre elas estão a ação sedativa ou ansiolítica, antiespasmódica, diurética, analgésica. Além de auxiliar a irritabilidade, insônia, taquicardia, vertigens, hipertensão arterial, palpitações, transtornos nervosos, nevralgias, asma, dispepsia nervosa, cólicas intestinais, perturbações nervosas da menopausa, dores de cabeça, enxaqueca e dores musculares. A farinha feita com a casca do Maracujá tem sido comercializada para auxiliar no emagrecimento (substância pectina), sendo um excelente bloqueador de gordura. A fibra presente na farinha de Maracujá ajuda a eliminar as toxinas.>Sua flor é considerada como a flor da paixão devido à sua forma: coroa de espinhos, cinco chagas, três pregos com que Jesus Cristo foi crucificado. Uma curiosidade é que o perfume Hypnôse da Lancôme, apresenta o aroma de frutas cítricas, flor de maracujá, vetiver e baunilha.